Thursday, October 1, 2009

Catarata: Cirurgia de Facoemulsificação



“Os avanços da medicina moderna, principalmente no que se refere à cirurgia de catarata, permitem que os procedimentos cirúrgicos e o pós-operatório sejam rápidos, seguros e extremamente satisfatórios a todos.”

O QUE É CATARATA?
O cristalino é uma lente natural localizada no interior dos olhos, atrás da íris. A perda da transparência desta lente constitui a catarata, que impede que a imagem atinja nitidamente a retina.



CAUSAS
A catarata está relacionada à idade, porém hereditariedade, doenças sistêmicas como diabetes, alterações congênitas, uso de medicamentos (cortisona) e traumas, podem ser fatores predisponentes.

SINTOMAS
Embaçamento, ofuscamento à noite, imagem borrada e perda da percepção de cores são os principais sintomas. A melhora da visão de perto ou não acostumar com óculos novos podem ocorrer nas fases iniciais; isto se deve a um aumento do cristalino tornando o paciente mais míope.

TRATAMENTO DE CATARATA
Não existe tratamento clínico da catarata. A cura é sempre cirúrgica. As técnicas mais modernas permitem que a catarata seja uma experiência não traumática para o paciente, não necessitando de internação.
A cirurgia é realizada sob anestesia local e o retorno para casa ocorre em poucas horas. A recuperação da visão é quase imediata.

QUANDO OPERAR?
A ideia de que a catarata deve ser “madura” para a realização da cirurgia é um conceito antigo. Quando a mesma se torna muito endurecida poderá dificultar o procedimento. A técnica atual permite a correção da catarata com plena segurança em estágios bem mais precoces.

TÉCNICA CIRÚRGICA
A técnica cirúrgica da facoemulsificação utiliza energia de ultrasom para dissolver e aspirar o cristalino, através de uma pequena incisão ao redor de 2 mm, que cicatriza rapidamente, geralmente não necessitando de pontos e não causando inflamação. No lugar do cristalino é implantada uma lente intra-ocular dobrável para passar pela pequena incisão.

O cálculo desta lente antes da cirurgia permite que haja a diminuição do grau do paciente tornando-o mais independente dos óculos.



PÓS-OPERATÓRIO
A recuperação da visão se dá em algumas horas ou dias permitindo uma reabilitação muito mais rápida e segura do que no passado. Os pacientes retornam às suas atividades normais em poucos dias, utilizando colírios por aproximadamente um mês.

A prescrição de óculos, quando necessária, é realizada neste período.