Thursday, June 4, 2009

Enxergar para perto sem óculos: Uma realidade bem mais próxima que você imagina




Dificuldade para assinar cheque?

Enxergar os números no telefone celular?

Ler revista e jornal?

Enxergar a tela do computador?

Se maquiar?


A visão de perto piora por volta dos 40 anos de idade devido à chamada presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada.Tal fenômeno ocorre por perda da elasticidade do cristalino e enfraquecimento do músculo ciliar, acarretando perda da capacidade de foco aos objetos mais próximos, a acomodação.

Como mecanismo de compensação começamos a esticar os braços colocando os objetos mais distantes, até um determinado momento em que não conseguimos mais foco.

Alguns fatores parecem colaborar para o aparecimento precoce da presbiopia. Na Europa, devido ao clima temperado esse distúrbio aparece por volta dos 45 anos, enquanto nos países sul-americanos de clima tropical, a incidência ocorre na faixa dos 40 anos, possivelmente devido à ação da radiação solar sobre a elasticidade do cristalino. Nos pacientes hipermétropes o aparecimento da presbiopia é mais precoce em ralação aos pacientes míopes.

NOVOS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS

Apesar de ser uma condição natural e que atinge a todos, o que muitos não sabem é que já existem opções atuais para atenuar o problema, que vão de lentes mais precisas até cirurgias para corrigir a dificuldade de visão para perto adquirida com a idade.

O tratamento convencional é feito com óculos para perto. A “adição” é gradativamente maior, em média, dos 40 aos 60 anos. Podem ser monofocais, ou seja, somente para perto ou multifocais.

Associando o conceito de tratamento ao de qualidade de vida, enxergar bem de perto sem óculos é a tendência da Oftalmologia Mundial.

O conceito de Monovisão, amplamente difundida nos Estados Unidos e países da Europa, consiste em o olho dominante enxergar bem para longe e o olho não dominante para perto. O paciente submetido à monovisão deve ser capaz de enxergar bem em todas as distâncias. Isto é conseguido pelo princípio da supressão interocular, ou seja, a imagem vinda do olho que não está em foco é suprimida no córtex cerebral.

A adaptação de lentes de contato modernas e confortáveis para correção da visão para longe e perto já é realidade Brasileira. Cerca de 90% dos pacientes se adaptam à esta nova forma de enxergar e ganham liberdade visual para longe e perto, ou seja, não precisam de óculos para perto nas situações cotidianas como ver os números no aparelho celular, preencher cheque, ler revistas ou jornais, se maquiar.

Outra alternativa é a correção através do laser, a cirurgia refrativa. Atualmente a técnica de correção é personalizada para cada paciente, tornando o resultado final muito mais preciso e seguro. O laser é programado para corrigir totalmente o grau do olho dominante para focalizar longe e parcialmente o olho não dominante, como resultado obtém-se melhor visão para perto. A pequena diferença de grau entre os olhos é, em geral, rapidamente compensada pela adaptação cerebral.

Nos pacientes portadores de catarata, a técnica mundial mais atual é a utilização de lentes multifocais intra-oculares. Catarata é definido como opacidade da lente transparente e natural, cristalino. O tratamento é a substituição desta lente opaca por outra artificial e transparente. O uso destas novas lentes multifocais proporciona recuperação da visão e liberdade visual tanto para longe quanto para perto.

Essa correção da presbiopia deve ser realizada sob medida pelo oftalmologista. Óculos prontos em farmácias, ou camelôs, provêm melhora da imagem por aumento das imagens. O grande perigo é o usuário sentir que seu problema foi resolvido, fazendo com que ele adie a consulta médica, que poderia detectar problemas visuais mais graves.


Texto publicado na Revista Circuito (São Paulo) em abril de 2009.

Fábio Henrique Caho Casanova
Pos Graduação - nível Doutorado pela UNIFESP / Escola Paulista de Medicina
Pos Doutorado em Cirurgia Refrativa em Harvard.
Título Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia / AMB
Médico Oftalmologista Gran Clinic